A Sociedade Morgenau, em parceria com a Saúde Esporte Sociedade Esportiva, desenvolve a prática do rugby em cadeira de rodas junto ao público deficiente – tetraplégicos, amputados e congênitos, para sócios e não-sócios.
Oferecendo boas condições e estrutura aos praticantes, contamos com uma equipe multidisciplinar – professores de educação física, preparador físico, fisioterapia, enfermagem entre outros.
O projeto utiliza o esporte como instrumento de socialização, com benefícios para a saúde e qualidade de vida dos praticantes. Participação gratuita.
Atendimento:
Ginásio 2 da Esporte Paraná
Endereço: Rua Pastor Manoel Virgínio de Souza, 1020
Bairro: Capão da Imbuia – Curitiba/PR
Quarta-feira das 18h às 21h e Sexta-feira das 16h30 às 19h00
SAIBA MAIS SOBRE O RUGBY EM CADEIRA DE RODAS
O rugby em cadeira de rodas nasceu na década de 70, em Winnipeg, no Canadá, e foi desenvolvido para atletas tetraplégicos ou tetraequivalentes. Assim como no rugby convencional, a modalidade para cadeirantes tem muito contato físico, sendo que somente entre as cadeiras de jogo, não podendo haver esse contato entre os atletas. São quatro atletas em cada equipe em quadra, que contam ainda com oito reservas cada.
O rugby em cadeira de rodas é praticado por atletas dos sexos masculino e feminino. Os jogadores são categorizados em sete classes a depender da habilidade funcional: 0,5; 1,0; 1,5; 2,0; 2,5; 3,0 e 3,5. As classes superiores são destinadas aos atletas que têm maiores níveis funcionais e as classes mais baixas são para jogadores de menor funcionalidade.
No Paraná, a Saúde Esporte e a Sociedade Morgenau são mantenedora da equipe Gladiadores Curitiba Quad Rugby.